Como a espiritualidade pode beneficiar quem cuida e quem é cuidado.
PRRENCHA AS INFORMAÇÕES ABAIXO PARA GARANTIR A SUA VAGA GRATUITA
Na prática do dia a dia é comum que médicos e profissionais de saúde fiquem tão imersos nas realidades e patologias dos seus pacientes que se esquecem que ele é um indivíduo, que carrega histórias, dores, alegria e vida.
E mais do que isso: é também comum que os profissionais de saúde esqueçam até de si mesmo e passem a maior parte do seu tempo respondendo a demandas que levam a um esfriamento da sua humanidade e tornam o outro apenas mais um número em um prontuário.
É nesse momento que a Espiritualidade surge como meio de se reconectar ao sentido último da prática de saúde: cuidar do ser humano de forma integral, o que vale não apenas para os pacientes, mas também para toda a equipe que se dedica de forma intensa ao cuidado dos outros.
Prazer, eu sou o Bruno Oliveira.
Trabalho há mais de 17 anos na capelania hospitalar. Sou mineiro, vim para o Rio de Janeiro para estudar, mas acabei ficando por aqui.
Sou graduado em Teologia, tenho Licenciatura em Filosofia e Mestrado em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora e atualmente faço Doutorado em Filosofia na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Tanto no Mestrado quanto no Doutorado, eu estudo o tema da Espiritualidade relacionada à saúde.
Trabalho como capelão no INCA há 15 anos e hoje atuo também em outras unidades hospitalares em parceria com equipes multidisciplinares. Também dou aulas na Residência Multiprofissional e Residência Médica, como também em cursos na área de cuidados paliativos espalhados pelo Brasil.